Sindilojas RioTelefone
   
 
Novidades
Busque no site
 
 
CapaSindilojas RioCentral do AssociadoServiçosConvêniosInformaçõesRevistaImprensaContato
Capa
 
Informações      
Mural
Notícias
Perguntas Frequentes
Downloads
Links Úteis
 
11/10/2018
IGP-M acelera alta a 1,06% na 1ª prévia de outubro, diz FGV
 
SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 1,06 por cento na primeira prévia de outubro, ante avanço de 0,79 por cento no mesmo período do mês anterior, pressionado pelos preços de combustíveis e lubrificantes ao produtor, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) teve alta de 1,40 por cento, depois de subir 1,20 por cento na primeira prévia de setembro. O IPA mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral.


No IPA, o índice que corresponde aos Bens Intermediários avançou 1,93 por cento, ante aumento de 1,12 por cento, com destaque para o subgrupo de combustíveis e lubrificantes para a produção, que registrou alta de 4,88 por cento no período.

Para o consumidor a pressão também aumentou uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30 por cento no índice geral, acelerou a alta a 0,44 por cento na primeira prévia de outubro, após variação negativa de 0,04 por cento na primeira leitura de setembro.

O destaque ficou para o grupo Transportes, que avançou 1,41 por cento depois de apresentar queda de 0,26 por cento no levantamento anterior, sob do avanço de 5,43 por cento da gasolina após recuo de 1,55 por cento em setembro.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, subiu 0,31 por cento no período, contra avanço de 0,10 por cento antes.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

Fonte: Extra
 
 
Voltar
 
Contribuições
Obrigações do Mês
Associe-se
Convênios
 
Revista
 
 
 
         
 
   
Sindilojas Rio
Telefone

Rua da Quitanda, 3 - 10º, 11º e 12º andares
Centro Rio de Janeiro RJ
CEP 20011-030