Sindilojas RioTelefone
   
 
Novidades
Busque no site
 
 
CapaSindilojas RioCentral do AssociadoServiçosConvêniosInformaçõesRevistaImprensaContato
Capa
 
Informações      
Mural
Notícias
Perguntas Frequentes
Downloads
Links Úteis
 
09/04/2019
Sancionada Lei do Cadastro Positivo
 

A lei que torna automática a adesão de consumidores e de empresas no Cadastro Positivo foi sancionada ontem (8) pelo governo.

O banco de dados com informações dos bons pagadores, administrado por empresas de análise de crédito, foi criado em 2011, mas o consumidor tinha que pedir a adesão.

Com as mudanças na lei sancionada ontem, o nome do consumidor passará a ser incluído automaticamente no Cadastro Positivo. O consumidor terá o direito de acessar gratuitamente as informações sobre ele no banco de dados quando quiser. E também pode pedir o cancelamento do registro quando desejar. As empresas que administram o banco de dados passam a ter a responsabilidade de garantir o segredo das informações, nos moldes de como se trata hoje o sigilo bancário.

O Cadastro Positivo é alimentado por informações dos pagamentos feitos pelo consumidor em lojas, bancos, companhias de água, luz e operadoras de cartão de crédito. Esses pagamentos geram pontos para formar a nota de crédito do consumidor. E, com essa nota, os bons pagadores tem poder para negociar com os bancos juros mais baixos em empréstimos ou financiamentos.

Fonte: G1
 
 
Voltar
 
Contribuições
Obrigações do Mês
Associe-se
Convênios
 
Revista
 
 
 
         
 
   
Sindilojas Rio
Telefone

Rua da Quitanda, 3 - 10º, 11º e 12º andares
Centro Rio de Janeiro RJ
CEP 20011-030