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30/07/2019
8 Dicas para vender mais no Dia dos Pais
 
 

Por Juedir Teixeira*

A origem do Dia dos Pais

Pelas informações que se tem a respeito, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da Guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais.

Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado pelos americanos em 19 de junho de 1910.

No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, completando exatos 66 anos em 2019. Posteriormente, por motivos comerciais, a data foi alterada para o segundo domingo de agosto.

Atualmente, o Dia dos Pais é a quarta data em termos de oportunidade de venda para o varejo em geral, perdendo apenas para o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Logicamente que para quem trabalha com produtos destinados ao público masculino, esta é a segunda melhor data de venda, perdendo apenas para o Natal.

 
8 Dicas para vender mais no Dia dos Pais

E você que trabalha com esse tipo de público, já estabeleceu as suas estratégias para aproveitar esta ótima chance de vender mais?

As ações a seguir mencionadas, se adotadas com a devida antecedência, poderão melhorar o resultado do seu negócio:

1) Preparar um mix de produtos com ofertas especiais, com montagem de kit e outros atrativos para chamar a atenção de seus clientes e conquistar novos consumidores;

2) Elaborar uma vitrine atrativa e vendedora, com as principais ofertas oferecidas, para chamar a atenção do público passante;

3) Fazer um trabalho de telemarketing, com a devida antecedência, comunicando aos seus clientes as principais ofertas da loja;

4) Preparar a sua equipe de vendas com as melhores práticas de abordagem, sondagem, demonstração e fechamento, para não perder nenhuma oportunidade de transformar passante em comprador;

5) Se a sua equipe der uma show de experiência, esta será uma grande oportunidade para conquistar a lealdade de seus clientes, inclusive os novos, aumentando a sua carteira de clientes satisfeitos;

6) Pesquisar os principais concorrentes para identificar as ofertas por eles oferecidas e contra atacar com outras alternativas de maior atratividade;

7) Cadastrar os novos clientes para que possam ser realizadas ações de pós-venda, para torná-los clientes cativos da sua marca;

8) Avaliar os resultados obtidos após a data, comparando com anos anteriores e anotar o que deu certo e o que não foi tão bem, para que possa ser corrigido no ano seguinte ou em outros eventos da mesma natureza.

Agindo dessa forma, você estará fazendo o que se chama no mundo corporativo, notadamente nas grandes empresas, de Gestão do Conhecimento. As ações propostas certamente aumentarão as vendas da sua loja nesta data comemorativa e poderão aumentar as vendas nos meses subseqüentes, com o aumento da sua base de clientes.

* Juedir Teixeira é Doutor em administração, Mestre em Gestão Estratégica de Negócios, pós-graduado em Marketing, administração e contabilidade. Coautor de vários livros sobre comportamento, atendimento e consultoria empresarial. Conselheiro e professor do MBA do varejo da UniveCidade. Fundador e coordenador geral do Centro de Estudo e Pesquisa do Varejo. Fundador da Universidade Corporativa da UNIVAR, diretor acadêmico e coordenador do MBA em Gestão de Varejo e Serviços. Vice-presidente de Marketing do SindilojasRio e coordenador da câmara setorial de lojistas em Shopping Center. Coordenador técnico da delegação brasileira participante da Convenção Big Show da NRF em Nova Iorque – EUA.
 
 
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