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13/11/2019
Monte a vitrine perfeita para o Natal
 

A vitrine é um dos aspectos mais relevantes para o sucesso de uma loja física, principalmente no Natal, que é uma excelente época para contar histórias, já que a data é cercada de emoções e simbolismos. Porém, muitas lojas se preparam para o Natal da mesma maneira que muitas pessoas fazem em casa, ou seja, buscando as mesmas ideias e enfeites de sempre, que ficam guardados em uma caixa de um ano para o outro.

Pensando em auxiliar os lojistas a produzirem melhor suas vitrines para o Natal de 2019, a revista O Lojista, em sua última edição, entrevistou Luiza Issler, arquiteta com especialização em Visual Merchandising pelo IED-SP, cofundadora e diretora criativa da Vitrine Perfeita, canal on-line que ensina lojas pequenas e médias a atraírem mais clientes, se destacarem e aumentarem as vendas, de forma simples e descomplicada.

Para Luiza, cada vez mais o varejo precisa se preocupar com a experiência do cliente dentro da loja. “A Vitrine Perfeita criou uma hashtag que resume muito bem isso: #tudoévitrine. Ou seja, tudo que a loja/marca faz é uma vitrine para o cliente e gera nele uma sensação. É necessário cuidar de todos os detalhes, seja no atendimento, na ambientação, na organização da loja, etc. Se a loja conseguir surpreender e a sensação for positiva, o cliente se tornará um fã da marca. A estratégia de oferecer um mimo de Natal é uma excelente maneira de conquistar o cliente. Afinal de contas, quem não gosta de ganhar presentes?”, afirmou a especialista.

O canal criou também o “Natal Fora da Caixa”, um treinamento on-line com ideias criativas e práticas, inspiradas nos 12 símbolos de Natal. Ele foi feito para as pessoas do varejo que não querem ficar horas quebrando a cabeça, tentando fazer a loja se destacar no período mais próspero do ano. Para saber mais, acesse: vitrineperfeita.com.br/cursos/natal-fora-da-caixa/

Confira a entrevista com a arquiteta Luiza Issler:

OL: Qual é a importância das vitrines para atrair os consumidores no Natal?

LI: A vitrine serve como termômetro para o cliente, tanto para avisar que a data está chegando quanto para mostrar que a variedade de produtos está acabando e chegou a hora de garantir a sua conversa com o “bom velhinho”! O que eu quero dizer é que as vitrines ajudam a lembrar o cliente que a data mais importante do varejo está chegando, uma vez que a maioria das lojas monta as suas vitrines após o feriado de 15 de novembro. À medida que o tempo passa e a data da celebração do Natal se aproxima, as vitrines começam a ficar mais vazias. Isto serve de alerta para mostrar que as opções estão acabando, chamando o cliente para a loja, pois gera uma sensação de escassez. A vitrine é um instrumento fundamental de comunicação com o cliente em todas as épocas do ano e, principalmente, no Natal.

OL: O que fazer para atrair mais clientes, se destacar e aumentar as vendas?

LI: A vitrine deve funcionar como o trailer de um filme para a loja. Ou seja, ela deve mostrar um breve resumo daquilo que será encontrado pelo cliente. Isso não significa que tudo deve ser colocado na vitrine, mas, sim, uma seleção que mescle os melhores produtos junto com as demais opções que a loja tem para oferecer aos consumidores. A vitrine tem apenas três segundos para chamar a atenção. Informação demais pode causar um efeito contrário no potencial cliente e fazê-lo não se interessar pelo que está exposto. Menos é mais! Uma vitrine de sucesso é aquela que cuida muito bem de três pilares: estrutura, exposição de produto e comunicação. Eles estão presentes em toda e qualquer vitrine, não importa o tamanho, o segmento, o público-alvo ou o produto à venda.

OL: Existe alguma fórmula que possa ser utilizada?

LI: Para ter uma vitrine irresistível é necessário mesclar técnica e criatividade na medida certa. A melhor maneira de fazer essa mistura é seguindo os três pilares de uma vitrine de sucesso, aos quais me referi. O primeiro deles é a estrutura. Ela é o esqueleto da vitrine e vai permitir que as montagens futuras sejam muito mais simples e com mais alternativas, o que diminui significativamente os investimentos a cada mudança de vitrine. A exposição do produto é o segundo pilar e usa técnicas com o objetivo de Confira a entrevista com a arquiteta Luiza Issler: atrair olhares para a vitrine e valorizar os detalhes das mercadorias. Expor um produto é bem diferente de simplesmente colocá-lo na vitrine. O último pilar é a comunicação. Para que a vitrine possa se “conectar” com o cliente, ela precisa ser como um espelho. Quem a olha precisa enxergar-se no contexto apresentado ou usando o produto exposto.

OL: Pode nos contar um case de sucesso em vitrines de Natal? E o que foi determinante para o sucesso?

LI: Existem diversos cases de Natal, aqui no Brasil e pelo mundo afora. Os que mais fazem sucesso são aqueles que conseguem contar histórias capazes de despertar o lado lúdico do Natal. Um case muito bacana é de uma marca chamada Babylí, na cidade de Socorro, em São Paulo. Nos últimos dois anos eles fizeram uma campanha, criada pela visual merchandiser Lilian Monteiro, onde as vitrines de Natal da marca são a Fábrica do Papai Noel e que arrecadam brinquedos para doação. Além deste exemplo, muitas vitrines espalhadas pelas grandes cidades do mundo tornam-se verdadeiras atrações turísticas nesta época do ano. O investimento é alto e, certamente, isso acontece porque dá resultado.

OL: Gostaria de deixar uma mensagem para os lojistas que vão preparar suas vitrines para o Natal deste ano?

LI: O Natal é época de celebração, na qual nos reunimos com a família e estamos cheios de expectativas para o ano que está chegando. O lado emocional está muito em alta e é por isso que esta é uma oportunidade especial de conquistar o coração do seu cliente. Transforme a sua vitrine em um verdadeiro cartão de visitas e faça com que ela seja apenas o início de uma experiência inesquecível de Natal. Desejo que este seja um Natal de muitas vendas e de muita saúde e felicidade para todos os lojistas do Rio e seus familiares. Feliz Natal!
 
 
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