Sindilojas RioTelefone
   
 
Novidades
Busque no site
 
 
CapaSindilojas RioCentral do AssociadoServiçosConvêniosInformaçõesRevistaImprensaContato
Capa
 
Sindilojas Rio      
Diretoria
Quem Somos
Princípios
Bandeiras
Mensagem do Presidente
Categorias Representadas
Associe-se
 

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro SindilojasRio - é o mais antigo sindicato patronal do comércio no País, fundado em 6 de dezembro de 1932, há 84 anos. A primeira Carta Sindical concedida pelo então Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, em 1941, foi para o SindilojasRio. A entidade tem títulos de Utilidade Pública outorgados pela Cidade do Rio de Janeiro (Lei 5.242/11 da Câmara Municipal), e pelo Estado do Rio de Janeiro (Lei 4054/02 da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).

Nossa base territorial é município do Rio de Janeiro, onde há mais de 30 mil estabelecimentos lojistas, sendo 12 mil associados ao SindilojasRio.

Com sede própria na Rua da Quitanda, 3, no Centro do Rio, ocupa mil metros quadrados nos 10º, 11º, 12º e 13º andares. Para facilitar o relacionamento com as empresas associadas, mantém cinco delegacias de serviços nas regiões de Copacabana, Tijuca, Barra da Tijuca, Madureira e Campo Grande.

Objetivando incentivar os segmentos do comércio varejista para diagnosticar e solucionar questões que lhes afetam, foram instituídas câmaras setoriais de lojistas de shopping centers, de moda infantil, de papelarias e livrarias, de pet-shops, de brinquedos, de lojistas do Centro do Rio e da Zona Sul. Outras câmaras estão sendo organizadas.

O SindilojasRio oferece às empresas associadas, serviços nas áreas jurídicas trabalhista, cível, tributária, fiscal, marcas, além de assessorar em questões da Receita Federal. Para oferecer este atendimento, 26 funcionários, sendo 17 advogados, estão à disposição dos lojistas de 2ª a 6ª feira, de 9 às 17:30 horas. Ressalta-se que as empresas associadas não pagam honorários, apenas as custas dos processos.

A Casa dos Lojistas do Rio foi o primeiro sindicato patronal no Estado do Rio de Janeiro a implantar Comissão de Conciliação Prévia(CCP) em parceria com o Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, que vem acelerando a solução de conflitos trabalhistas. Também em parceria com o Sindicato dos Comerciários, são mantidos setores de Homologação de Rescisões de Contrato de Trabalho na sede do SindilojasRio.

Para melhor assistir às empresas na área de saúde do trabalhador, o SindilojasRio oferece atendimento de Medicina Ocupacional na sede sindical e delegacias de serviços.

Visando o aprimoramento dos empresários lojistas, gerentes, supervisores e comerciários, o SindilojasRio e o CDLRio mantém o IVAR – Instituto do Varejo, promotor de atividades de formação de pessoal, de pesquisas, bem como o Banco de Emprego para candidatos em colocações no comércio da Cidade.

Mensalmente, o SindilojasRio e o CDLRio enviam às empresas associadas e aos contabilistas que atendem lojistas, a revista O Lojista, publicação que circula há 82 anos, sendo considerada a mais antiga revista sindical do País. 

Em maio de 2006, o SindilojasRio promoveu no Riocentro, a primeira Rio ExpoLojas, quando empresários da indústria e de prestação de serviços ofereceram seus produtos aos lojistas. Paralelamente, houve o Congresso Brasileiro de Lojistas. O segundo evento foi em 2007, na Marina da Glória, e o terceiro. em 2008, no Centro de Convenções SulAmérica.

A DIREÇÃO

A direção do Sindilojas-Rio é integrada pelos empresários Aldo Carlos de Moura Gonçalves, presidente; Julio Martin Pina Rodrigues, vice-presidente; Roberto Cury, vice-presidente de Relações Institucionais; Ruvin Masluch, vice-presidente de Administração; Gilberto de Araújo Motta, vice-presidente de Finanças;Julio Moisés Ezagui vice-presidente de Patrimônio; Juedir Viana Teixeira, vice-presidente de Marketing e, Pedro Eugenio Moreira Conti, vice-presidente de Associativismo. Os suplentes da Diretoria são os empresários Serafim Fernando Polônia, Ricardo Beildeck; Roberto Maurício Rocha, Ronaldo Darzi, Julio Dahis, José Eduardo Peixoto e Ana Beatriz Lourenço Rosalba.

O Conselho Fiscal é formado pelos empresários Antonio da Costa Almeida, presidente; Carlos Lopes Gomes e Manoel da Silva Verdial; suplentes, José Rodrigues de Souza e Clene Sales Vasques.

Representantes do SindilojasRio no Conselho de Representantes da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro: Aldo Carlos de Moura Gonçalves e Julio Martin Pina Rodrigues.

O SindilojasRio integra o sistema da Confederação Nacional do Comércio –CNC.

A área executiva é assim constituída: superintendente, Carlos Henrique Martins; gerente-geral, José Belém; assessor da Diretoria, Luiz Bravo; gerente Administrativo-Financeiro, Valmir de Oliveira; gerente de Informática, Luiz Roif; gerente do Jurídico, Elizabeth Pereira Guimarães; gerente Comercial, José Carlos Pereira Filho, e da chefe de Secretaria, Maria de Lourdes Gonçalves.

 
 
Contribuições
Obrigações do Mês
Associe-se
Convênios
 
Revista
 
 
         
 
   
Sindilojas Rio
Telefone

Rua da Quitanda, 3 - 10º, 11º e 12º andares
Centro Rio de Janeiro RJ
CEP 20011-030