Sindilojas RioTelefone
   
 
Novidades
Busque no site
 
 
CapaSindilojas RioCentral do AssociadoServiçosConvêniosInformaçõesRevistaImprensaContato
Capa
 
Sindilojas Rio      
Diretoria
Quem Somos
Princípios
Bandeiras
Mensagem do Presidente
Categorias Representadas
Associe-se
 
 
 
Grandes desafios exigem união
de forças e propósitos em comum

 
 
Todo início de ano é uma oportunidade de renovação, de recomeço. E isso vale para pessoas, empresas e governos. Assim sendo, o ano de 2019 começa sob os signos da esperança e da confiança.

Embora continue a enfrentar grave crise financeira, o Rio de Janeiro voltou a ter comando e, com ele, a ter esperança em tempos melhores para viver e empreender aqui. Após tanta turbulência na política e na economia, a renovação dos quadros políticos federais e estaduais e a promessa de que serão realizadas as urgentes reformas estruturais nos levam a acreditar que, finalmente, conseguiremos retomar o caminho do desenvolvimento social e econômico, devolvendo ao Rio de Janeiro o seu lugar de destaque entre os demais estados brasileiros. E nessa retomada, o comércio varejista do Rio de Janeiro exerce um papel fundamental como agente de transformação e de desenvolvimento.

Mesmo testado em toda a sua resiliência, depois de amargar um ano de sucessivos resultados negativos, que incluiu o fechamento de milhares de estabelecimentos comerciais e demissões tanto na capital como nos demais municípios, o comércio do Rio de Janeiro continua a ser um dos pilares de sustentação da economia fluminense, sendo responsável pela geração de milhares de empregos formais e, consequentemente, de renda. Embora o comércio exija profissionais cada vez mais capacitados, é importante lembrar sua relevante função social, pois ainda é a principal porta de entrada no mercado de trabalho para milhares de jovens.

Partindo dessa premissa e imbuídos da grande responsabilidade que significa representar mais de 22 mil empresas lojistas associadas, de todos os portes, o SindilojasRio e o CDLRio, referências para o comércio do Rio de Janeiro e do Brasil há quase um século, têm se empenhado em fortalecer e ampliar o diálogo com as distintas esferas dos poderes legislativo, executivo e judiciário, nos âmbitos municipal, estadual e federal, visando à construção de ações pautadas pela transparência, pela ética e pela união de esforços em torno de propósitos comuns que beneficiem todo o conjunto da nossa sociedade.

Com essa expectativa, o SindilojasRio e o CDLRio, alinhados com outras importantes lideranças do setor, seguem engajados na luta pelas urgentes reformas tributária e previdenciária, pela desburocratização que consome recursos e tempo das empresas, e, também, no combate aos problemas vivenciados pelo comércio – como roubo de cargas, pirataria, camelôs ilegais, desordem urbana – que levaram ao fechamento de inúmeras lojas.

A sensação de desalento experimentada pelo comércio do Rio de Janeiro nos últimos anos deu lugar à esperança de que haja o comprometimento efetivo das autoridades públicas em dialogar com o setor e propor e concretizar medidas e ações que propiciem melhores condições ao ambiente de negócios, permitindo assim que o comércio volte a florescer e a contribuir para um novo ciclo virtuoso de desenvolvimento social e econômico do nosso estado.

Há muito a reconstruir e, por isso, há muito trabalho a ser feito se quisermos equacionar os graves problemas que afetam o Rio de Janeiro em áreas vitais como Saúde, Educação e Segurança Pública.

Neste despertar de novos tempos na política, temos a chance de corrigir erros e de avançar rumo à prosperidade e à felicidade que todos almejamos. Mas, para que a esperança se torne realidade, é necessário que todos nós – lideranças empresariais, representantes da sociedade civil e autoridades públicas – estejamos unidos em torno de propósitos em comum.

Mãos à obra, então!
 


 
 
 ALDO CARLOS DE MOURA GONÇALVES
Presidente do SindilojasRio e do CDLRio
 
 
 
Contribuições
Obrigações do Mês
Associe-se
Convênios
 
Revista
 
 
 
         
 
   
Sindilojas Rio
Telefone

Rua da Quitanda, 3 - 10º, 11º e 12º andares
Centro Rio de Janeiro RJ
CEP 20011-030