Sindilojas RioTelefone
   
 
Novidades
Busque no site
 
 
CapaSindilojas RioCentral do AssociadoServiçosConvêniosInformaçõesRevistaImprensaContato
Capa
 
Sindilojas Rio      
Diretoria
Quem Somos
Princípios
Bandeiras
Mensagem do Presidente
Categorias Representadas
Associe-se
 
 
O Brasil tem pressa

Nosso Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e serviços produzidos no país, avançou 1,0% no primeiro trimestre do ano em relação ao último trimestre de 2016, tecnicamente tirando o Brasil da pior recessão da história do país, segundo o IBGE em 1º de junho passado. Após dois anos de queda, a economia dá sinais de vida, puxada pela safra recorde de grãos que aumentou em 13,4%. Já a indústria subiu apenas 0,9%, enquanto o setor de serviços, que representa mais de 73,3% do valor adicionado total da economia, não teve variação. Considerando que o tímido crescimento relacionado à safra recorde é sazonal, e que o desempenho da indústria e do comércio de bens e serviços permanece travado, pois os investimentos e o consumo das famílias continuam retraídos, ainda não há o que comemorar.

A prolongada crise política vem atrasando a implantação de reformas vitais à retomada do desenvolvimento e inibindo investimentos, impedindo a abertura de novos postos de trabalho em um momento que o país tem 14 milhões de pessoas procurando emprego, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Somando cerca de outros 10 milhões de pessoas que estão trabalhando de forma precária ou desistiram de procurar emprego, chegamos a um total de 24 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho!

Mais do que nunca, o comércio tem fundamental e decisiva importância, como a maior fonte geradora de trabalho e renda no país, pela vasta gama de oportunidades que oferece. É o comércio que movimenta a economia, dando o pulso do nosso desenvolvimento.

Neste grave momento da vida nacional, as mais representativas e reconhecidas entidades empresariais do comércio do país – aí incluídos o SindilojasRio e o CDLRio, os quais tenho a honrosa responsabilidade de presidir – estão mobilizadas para apoiar as reformas estruturais que o Brasil necessita para retomar o seu rumo, buscando o diálogo com todos os atores envolvidos, nas esferas privada, pública e sindical.

Com este objetivo, estivemos reunidos com outros empresários, autoridades e especialistas de diversas áreas no 33º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizado no fim de maio, em João Pessoa (PB), para debater propostas visando viabilizar as urgentes soluções para as questões previdenciária e trabalhista, sem esquecer da igualmente urgente necessidade de soluções para a burocracia e as questões tributárias.

Sendo aprovado – e é vital que o seja – o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 38/2017, que moderniza a legislação trabalhista, irá gerar não apenas um novo ambiente empresarial, mas, também, um novo ambiente sindical. No evento, o professor da USP e especialista em Relações do Trabalho, José Pastore, destacou que, enquanto os empresários devem compreender que atuarão em uma nova realidade, um novo ambiente sindical empresarial emergirá com essas mudanças. Caberá às entidades do comércio a liderança deste processo, no sentido de preparar as empresas para o que ele chamou de “novo mundo”, lembrando que, do lado laboral, as demandas virão fortes e rápidas.

Com esta responsabilidade, o SindilojasRio e o CDLRio estão empenhados na implantação das reformas em nível nacional, enquanto seguem atuando e cobrando, junto às esferas públicas municipal, estadual e federal, por soluções para os graves problemas que atingem o Rio de Janeiro.



 
 
 ALDO CARLOS DE MOURA GONÇALVES
Presidente do SindilojasRio e do CDLRio
 

 
Contribuições
Obrigações do Mês
Associe-se
Convênios
 
Revista
 
 
         
 
   
Sindilojas Rio
Telefone

Rua da Quitanda, 3 - 10º, 11º e 12º andares
Centro Rio de Janeiro RJ
CEP 20011-030