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A União faz a Força

 
 
O comércio do Rio de Janeiro chega ao último trimestre de 2019 acumulando sucessivos resultados negativos nas vendas. O movimento de datas comemorativas como o Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais foi insuficiente para reverter o quadro de estagnação que afeta o comércio. Desemprego e informalidade em alta, violência e desordem urbana continuam a afastar os consumidores e, consequentemente, a provocar o fechamento de estabelecimentos comerciais, resultando em mais desemprego e mais deterioração social e econômica, em um círculo vicioso que precisa ser urgentemente rompido.

Apenas boas palavras e intenções não bastam para promover a retomada econômica do Rio de Janeiro. O momento exige ações concretas que somente terão êxito a partir do diálogo franco e do comprometimento de todos os atores envolvidos. Sempre à frente das grandes transformações pelas quais já passou e vem passando o comércio varejista brasileiro, o SindilojasRio, o mais antigo e maior sindicato empresarial do País, e o Clube de Diretores Lojistas do Rio têm participado ativamente de todas as dicussões pertinentes à recuperação e ao desenvolvimento do setor.

Nesse contexto, em sintonia com outras entidades representativas do comércio de bens e serviços do País, o SindilojasRio e o CDLRio atuam na esfera federal, hoje acompanhando as reformas da Previdência e tributária, que prometem destravar a economia, e, também, nas esferas estadual e municipal, reivindicando maior integração dos poderes executivo, legislativo e judiciário no combate à desordem urbana e à violência, e, também, propondo melhorias e mudanças visando à revitalização do Rio.

O enfrentamento dos problemas que atingem o setor – como o comércio ilegal, alimentado pelo roubo de cargas, contrabando e pirataria, e a alta carga tributária e a burocracia que dificultam a atividade empresarial – certamente se refletirá na melhoria do ambiente de negócios, abrindo caminho para a geração de empregos formais e a atração de novos investimentos no estado. Entretanto, isto só acontecerá se houver, de fato, integração e cooperação entre os poderes públicos e a iniciativa privada. É mandatório superar eventuais diferenças e trabalhar por um projeto maior para o Rio de Janeiro e sua população.

A curto prazo, com a aproximação do Dia das Crianças, da Black Friday e do Natal – sendo esta a data comemorativa mais importante para o comércio, que pode significar, para vários segmentos, 30% ou mais do faturamento anual – o comércio do Rio de Janeiro terá sua última oportunidade de recuperar, ainda que parcialmente, quase um ano de prejuízos e apostar em tempos melhores. Somente o diálogo e a união podem virar esse jogo.

Por tudo isso, seja nas negociações das convenções coletivas de trabalho, nas quais se empenha em construir pautas equilibradas que contemplem as reivindicações do Sindicato dos Comerciários, mas considerando a capacidade das empresas para atendê-las; seja na discussão dos temas relevantes para o comércio, o SindilojasRio é a principal voz do empresário varejista do Rio de Janeiro. Ao lado do CDLRio, entidade coirmã e parceira, o SindilojasRio defende os interesses do comércio, sendo o porto seguro tanto das empresas lojistas já consolidadas no mercado como daquelas que ainda estão dando os seus primeiros passos.

Como diz o ditado: “A união faz a força!”



 
 
 ALDO CARLOS DE MOURA GONÇALVES
Presidente do SindilojasRio e do CDLRio
 
 
 
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