Sindilojas RioTelefone
   
 
Novidades
Busque no site
 
 
CapaSindilojas RioCentral do AssociadoServiçosConvêniosInformaçõesRevistaImprensaContato
Capa
 
Sindilojas Rio      
Diretoria
Quem Somos
Princípios
Bandeiras
Mensagem do Presidente
Categorias Representadas
Associe-se
 
 
 
O Dia do Comerciante

 
 
No dia 16 de julho – data de nascimento do político e economista baiano José Maria da Silva Lisboa, Visconde de Cairu, Patrono do Comércio do Brasil por sua imensa contribuição ao desenvolvimento do País, comemoramos o Dia do Comerciante. A data, vale lembrar, foi instituída pelo então presidente do Senado Federal, João Café Filho, por iniciativa da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em 1953.

Desde a Antiguidade, o comércio impulsiona as grandes conquistas da Humanidade. É o comércio, que gera tantas oportunidades, postos de trabalho, renda e riqueza, a grande força motriz que promove a prosperidade social e econômica das nações, dos estados, das cidades. No Brasil, desde cedo, os primeiros comerciantes do país perceberam a importância de se unirem e se organizarem para lutar por um comércio forte.

Imbuídos por esse mesmo espírito empreendedor e de luta, e pelos mais nobres valores, um grupo de empresários, tão determinados quanto visionários, fundou o SindilojasRio, o mais antigo sindicato patronal do comércio do Brasil, em 6 de dezembro de 1932. Já em 1955, foi fundado o CDLRio: uma das mais representativas entidades do varejo brasileiro, reconhecido nacionalmente pelos seus serviços e produtos inovadores, que deu início à formação do Serviço de Proteção ao Crédito, promovendo uma verdadeira revolução no comércio. Hoje, o SindilojasRio e o CDLRio, juntos, representam mais de 22 mil empresas de todos os portes, abrangendo mais de 30 segmentos do varejo.

A luta em defesa dos interesses do Comércio vai além da pauta econômica. Lutar por condições que viabilizem, protejam e fortaleçam a atividade empresarial, significa lutar também por melhores condições de vida para o conjunto da sociedade significa lutar por serviços essenciais de qualidade na Educação, na Saúde, no Transporte, no Ordenamento Urbano e na Segurança Pública.

Nossas entidades têm participado ativamente das discussões dos grandes temas nacionais, buscando sempre influir nas decisões, oferecendo diferentes perspectivas e procurando corrigir eventuais desacertos na condução dessas questões.

A modernização da legislação trabalhista foi um grande passo para destravar a economia brasileira. No entanto, ainda há muito a ser feito. Em breve, esperamos, será aprovada a reforma da Previdência. E, na sequência, o Congresso deverá se ocupar da também urgente e necessária reforma tributária. Implementadas as reformas, teremos finalmente outra conjuntura, favorável à atração de investimentos e à criação de novos negócios. Favorável, consequentemente, à criação de empregos.

O comerciante é, antes de qualquer coisa, um lutador. E, apesar de tudo, sempre um sonhador, que deseja a prosperidade e a felicidade, sua e de sua família, dos seus colaboradores e dos seus clientes. Ou seja, como costumamos enfatizar: tudo que é bom para a sociedade é bom para o comércio. E tudo que é bom para o comércio é bom para a sociedade!

Ao celebrar com orgulho e alegria o Dia do Comerciante, devemos lembrar a importância e a força da representatividade e do associativismo para enfrentarmos – e vencermos! – os gigantescos desafios que temos diante desse momento ainda tão difícil do Brasil e, em particular, do nosso Rio de Janeiro.



 
 
 ALDO CARLOS DE MOURA GONÇALVES
Presidente do SindilojasRio e do CDLRio
 
 
 
Contribuições
Obrigações do Mês
Associe-se
Convênios
 
Revista
 
 
         
 
   
Sindilojas Rio
Telefone

Rua da Quitanda, 3 - 10º, 11º e 12º andares
Centro Rio de Janeiro RJ
CEP 20011-030